Assembleia de Deus em São Luis comemora 97 anos


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luis – IADESL, comemora hoje (15) os seus 97 anos. Reconhecida como uma das mais tradicionais denominações evangélicas, a IADESL consolidou-se como uma igreja prestigiada pela sociedade por todo o seu trabalho voltado para o campo espiritual e social e significativas contribuições prestadas à comunidade.
Como parte da programação de comemoração, todas as congregações da IADESL promoveram culto de celebração e agradecimento a Deus no último domingo (13) e os membros da denominação elegeram a mesa diretora presidida pelo pastor José Guimarães Coutinho no Culto Administrativo realizado nesta segunda (14).

História

As atividades da Igreja Assembleia de Deus foram iniciadas extraoficialmente em São Luis no ano de 1921, através do trabalho do pastor colombiano Clímaco Bueno Aza, enviado ao Maranhão pela igreja-mãe de Belém – PA.
O pastor Bueno Aza recebeu a Jesus como salvador em 1913 em Belém do Pará, ingressando na igreja Assembleia de Deus logo nos seus primeiros anos de fundação no Brasil. Ele chegou a ser auxiliar do pioneiro Daniel Berg, de quem também era amigo próximo e aprendiz.

Pastor colombiano Clímaco Bueno Aza e esposa
Bueno Aza iniciou o trabalho de evangelização na capital maranhense no final de 1921, distribuindo folhetos e afirmando a mensagem simples de que Jesus salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará. O primeiro casal a receber a salvação em Cristo Jesus, Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato, cedeu a própria residência para a realização dos primeiros cultos de oração e ensino da Palavra de Deus e, no dia 15 de Janeiro de 1922, deu-se origem oficialmente a Igreja Assembleia de Deus em São Luis, situada na rua 7 de Setembro, Centro. Também nesta data foi realizado o primeiro batismo em águas oficializando os novos membros recém convertidos e também a primeira celebração de Santa Ceia.
A IADESL foi mantida pela Igreja Assembleia de Deus de Belém-PA até o ano 1947, quando passou a ter administração própria.
A seguir, a lista de pastores que presidiram a IADESK ao longo desses 97 anos:
  • Pr. Clímaco Bueno Aza – 1922
  • Pr. Manoel da Penha – 1922 a 1927
  • Pr. Nels Julius Nelson – 1927
  • Pr. Manoel César – 1927 a 1932
  • Pr. Luís Higino de Souza – 1932 a 1935
  • Pr. Januário Norberto Soares – 1935 a 1937
  • Pr. José Bezerra Cavalcante – 1937 a 1939
  • Pr. Deocleciano Cabralzinho de Assis  – 1939 a 1941
  • Pr. Francisco Pereira do Nascimento – 1941 e 1944
  • Pr. José Leonardo da Silva  – 1942 a 1943
  • Pr. José Ramos – 1944 a 1947
  • Pr. José Pinto de Meneses – 1948 a 1952
  • Pr. Francisco Moisés Garcia – 1953
  • Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos – 1953 a 1956
  • Pr. José Teixeira Rêgo – 1956 (interinamente)
  • Pr. Estevam Ângelo de Sousa – 1956 a 1996
  • Pr. José Guimarães Coutinho – 1996 até os dias atuais

Pastor Estevam Ângelo de Sousa

É impossível contar a história da IADESL e não mencionar o estimado pastor Estevam Ângelo de Sousa, reconhecido não somente pelos fieis, mas também por toda a sociedade maranhense como um grande líder.
Quando assumiu a presidência, a IADESL contava com apenas 3 templos. Ao final da sua administração, deixou 167 templos construídos. Nessa gestão também foram criados o Colégio Bueno Aza, a Fundação Cultural José Romão de Souza e a Rádio Esperança FM, cujo prédio que abriga a sede foi construído em sistema de mutirões sob a coordenação do pastor Estevam.
Pastor Estevam Ângelo de Souza: um grande líder da IADESL
A inauguração da Esperança FM foi um marco para a Igreja Assembleia de Deus que passou a contar com um importante veículo de comunicação para propagar a mensagem de Cristo aos 4 cantos de São Luis chegando também a muitos municípios maranhenses.
O pastor Estevam faleceu no dia 14 de fevereiro de 1996, vítima de um acidente automobilístico. Deixou vários livros publicados, importantes obras concluídas e um legado imensurável para a IADESL.

Pastor José Guimarães Coutinho

Desde 1996 a IADESL está sob os cuidados do pastor José Guimarães Coutinho. Com seu peculiar jeito de ensinar a Palavra de Deus e uma visão de crescimento, o Pastor Coutinho empreendeu um grande projeto de expansão da IADESL.
Implantou o sistema de áreas de trabalhos pastorais que dinamizou as atividades da igreja fazendo com que a IADESL alcançasse praticamente todas as regiões da capital estando presente tanto nos bairros de periferia quanto nas áreas nobres de São Luis.
Outro marco foi a implantação de um arrojado projeto missionário através da Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em São Luis – SEMADESL criada logo no primeiro ano da gestão do pastor Coutinho. Hoje, a IADESL está nos 5 continentes, tribos indígenas e em áreas urbanas levando a Palavra de Deus a todo o mundo.
Pr. José Guimarães Coutinho, atual presidente, ministrando a Palavra de Deus na primeira edição da Festa do Céu

Atuação Social

A IADESL não se preocupa apenas com o aspecto religioso e espiritual, mas desenvolve também diversas ações de caráter social visando beneficiar toda a comunidade ludovicense.
Anualmente realiza a campanha de doação de sangue intitulada Vem Doar em parceria com o HEMOMAR. Através desse projeto, os fieis da Assembleia de Deus são estimulados a exercerem o ato de solidariedade e amor ao próximo e centenas de bolsas de sangue são arrecadadas para abastecer o HEMOMAR e ajudar a qualquer pessoa que necessite desse tipo de ajuda, independente se é ou não membro da igreja.
A IADESL também realiza a Ação Social chamada AD Cidadania, idealizada pelo pastor Coutinho e realizada pela Assessoria de Assistência Social da Igreja. Nesse projeto, a Assembleia de Deus faz parceria com diversas instituições como Defensoria Pública, Sesc, Senac, Procon, faculdades e universidades de São Luis e centenas de voluntários da própria igreja promovendo um dia de cidadania e serviços relevantes para a população.

Centenário

Faltando 3 anos para o Centenário, a IADESL intensifica os preparativos para a grande celebração. Os fiéis espalhados em todas as congregações tem se empenhado nas orações voltadas para o crescimento da Igreja.  Enquanto isso, a Assembleia de Deus em São Luis continua com seu trabalho de evangelização, ensino da Palavra de Deus e ampliação das obras sociais cumprindo sua missão na Terra.

Comentários