Porto Franco: MUSEU É INAUGURADO E RECEBE NOME DE UMA BATISTA IN MEMORIA

 Hoje é um dia histórico para a cidade de Porto Franco e para a Primeira Igreja Batista deste município, pois, foi inaugurado o Museu que leva o nome de uma Batista in memória que era membro da Primeira Igreja Batista, a irmã Virginia Macedo, este referido Museu funciona no antigo prédio da referida Igreja que foi a Primeira Igreja Evangélica da cidade, organizada no ano de 1935. A restauração do prédio e o funcionamento de um museu e biblioteca era um sonho de muitas pessoas,Inclusive do pastor Marcone Pereira da silva, atual pastor e presidente da Igreja, pois a mesma tem uma história que se mistura com a história do município, a praça onde o museu está localizado tem o nome de um Batista, o irmão Demétrio Milhomem, a primeira escola da cidade era administrada pelos missionários batistas, hoje o município tem uma escola com o nome da missionária Marcolina Magalhães. O legado do povo batista na cidade é muito lindo e importante para o município.Hoje isso ficou evidenciado na fala do prefeito Nelson Horácio que não mediu esforços para que esta obra se tornasse realidade e nas falas de outras autoridades. Como pastor da PIB em Porto Franco me alegro juntamente com todos os irmãos, pois desde que aqui cheguei era o meu sonho, ver esse prédio restaurado e fiz a minha parte e que estava ao meu alcance para que isso acontecesse e o sonho virou realidade. agradeço a primeira dama Loanmy pelo grande empenho nessa restauração do templo e transformação do espaço em  Museu e Biblioteca Municipal. Segue aqui um pouco da nossa história.


A Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira chegou à cidade de Porto Franco em 1925, onde já encontrou um pequeno número de crentes residentes no município. Logo depois chegou à cidade o primeiro Pastor, o Batista Alexandre Gonçalves da Silva que veio juntamente com sua família; a esposa Eurídice e seus primeiros filhos. Homem inteligente, bom pregador, músico, fotógrafo, escritor, poeta e professor. Teve como primeiro objetivo a criação de uma escola para crianças e jovens e lecionou até 1932.

A primeira Igreja Batista em Porto Franco foi organizada sob a direção do Pastor Alexandre e houve muitas decisões ao Senhor Jesus Cristo nessa época, em seguida tratou-se da construção do Templo Batista. Em 1932 A junta de Missões Nacionais determinou a criação de uma escola com métodos mais modernos e em 3 de Maio de 1932 chegou a Porto Franco a jovem professora e missionária Marcolina Magalhães que revigorou o trabalho começado pelo Pastor Alexandre. A escola Batista Minnie Landrum começou a funcionar e foi uma bênção para a vida de três gerações de porto-franquinos.


 Os Batistas têm papel importante na formação cultural do povo de Porto Franco, através da escola da Igreja a cultura era promovida, o teatro incentivado, festas cívicas eram organizadas e tantas outras atividades. Os Batistas chegaram à Porto Franco pelos meados de 1925 e em 7 de Setembro de 1935 a congregação existente na cidade tornou-se a Primeira Igreja Batista em Porto Franco com 12 membros. Hoje a cidade conta com uma praça que leva o nome de um Batista. Praça Demétrio Milhomem que foi membro fundador da referida Igreja, Um Colégio Estadual que leva o nome de uma Batista. Colégio Estadual Marcolina Magalhães, missionária Batista que muito contribuiu para a educação secular e religiosa dos filhos de Porto Franco e um Museu foi inaugurado no Antigo Templo da Igreja próximo a Prefeitura que leva o nome de outra Batista, Virginia Macedo. Ao longo destes 90 anos de história Batista em Porto Franco, muita coisa aconteceu, mas a Igreja continuou firme no propósito de servir e adorar ao único e verdadeiro Deus, pois entendemos que a Ele devemos toda honra e toda glória. Alguns pastores já passaram por Porto Franco bem como alguns missionários e missionárias que pregaram a palavra de Deus com compromisso e responsabilidade. Hoje o Templo da Igreja está situado na Travessa 9 de Janeiro no centro da cidade e tem como Pastor presidente, Marcone Pereira da Silva, Bacharelado em Teologia, Pastor Batista, Psicanalista clínico, nascido no estado da Bahia e que veio para Porto Franco a convite da igreja e foi empossado no dia 13 de Julho de 2013.Que Deus nos abençoe no cumprimento da missão.


TEXTO E FOTO DO BLOG DA IGREJA BATISTA EM PORTO FRANCO MARANHÃO. CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS.

Comentários