Tassos Lycurgo alerta sobre o ataque cultural à família cristã

 

A família cristã é a expressão de estabilidade e amor em meio a uma cultura que redefine valores e vínculos - Foto: Freepik

Ao comentar sobre reality show pastor afirma que há uma agenda ideológica anticristã que busca descristianizar o Ocidente e enfraquecer o modelo bíblico de família

Por Patrícia Esteves

A estreia do reality Terceira Metade, no Globoplay, reacendeu discussões sobre os valores transmitidos pela cultura de massa. O programa, lançado em julho de 2025 e apresentado por Deborah Secco, reúne casais e candidatos em busca de relações a três (os chamados trisais), promovendo debates sobre ciúme, monogamia e modelos afetivos alternativos.

Ao refletir sobre o conteúdo, o pastor Tassos Lycurgo afirmou que produções como essa representam mais do que entretenimento, seriam parte de um processo de “descristianização do Ocidente”. Segundo ele, há uma “cooptação dos meios de entretenimento e também de educação por vertentes anticristãs provenientes do comunismo ideológico”.por vertentes anticristãs provenientes do comunismo ideológico”.

Tassos Lycurgo alerta sobre o ataque cultural à família cristã
Tassos Lycurgo faz reflexão sobre o papel da família cristã diante de reality que promove relações abertas e novos arranjos afetivos – Foto: Arquivo Pessoal

Em seu comentário, Lycurgo associou o fenômeno a um projeto cultural mais amplo. “O marxismo ideológico, ao adentrar no meio do entretenimento, levou adiante o seu objetivo, que é o de descristianizar o Ocidente”, disse. Ele entende que essa transformação se manifesta principalmente em um “ataque feroz a uma das duas mais importantes instituições do cristianismo, que é a família”, sendo a outra a própria Igreja.

O pastor menciona que essa estratégia teria raízes em pensadores da Escola de Frankfurt, “notadamente por meio de Marcuse e outros”, que promoveram, segundo ele, “um ataque à ordem natural da sexualidade”.  O pastor faz referência a Herbert Marcuse, filósofo da Escola de Frankfurt que, ao propor uma crítica à moral tradicional e à repressão sexual, influenciou movimentos culturais que questionaram os valores familiares do Ocidente.

Lycurgo enfatiza o valor da simplicidade e da estrutura familiar tradicional. “Não há nada mais extraordinário do que um homem simples, uma mulher simples e seus filhos simples. Qualquer família, por mais simples que seja, do pai, a mãe e os filhos, é um elemento extraordinário”, reflete.

Comentários